quinta-feira, 15 de maio de 2008

O-Ringen ou 5 Dias da Suécia



O-Ringen, também conhecido por 5 Dias da Suécia, é o maior evento desportivo que se realiza naquele país, mas também o maior festival de orientação no mundo. A competição, que teve inicio à pouco mais de 40 anos, em 1965, decorre anualmente, sempre em locais e terrenos diferentes, durante o mês de Junho. O O-Ringen é ponto de encontro de cerca de 15 000 orientistas todos os anos, oriundos de mais de 40 nações, espalhadas um pouco por todo mundo. Neste grande acontecimento existem participantes de todas as idades, desde os escalões H/D 10 até aos incríveis H/D 90! Mas também com diferentes objectivos e motivações, diferindo entre os melhores atletas da elite, os grandes campeões da modalidade que contrastam com aqueles que dão os seus primeiros passos pelos pântanos escaninávos.




Os terrenos tipicamente do Norte da Europa, dos mais difíceis e míticos, muito técnicos, com pedras, pequenas, discretas e iguais, muito iguais; relevo pequeno e detalhadíssimo, com cotas, pequenos cumes, reentrâncias e esporões; lagos, pântanos, muitos pântanos, autênticos charcos, profundos e muito alagadiços; para melhorar ainda mais a ausência de caminhos é permanente. Têm um aspecto desafiante, não?
Os 5 Dias da Suécia são compostos, como facilmente se percebe, por cinco competições individuais, sendo que as partidas do último dia são de chaising start, de perseguição. Estas, as partidas, chegam muitas vezes a ultrapassar as sete, oito horas de duração; os primeiros partem por volta das 9 da manhã e os últimos muito mais tarde, já bem depois da hora de almoço.



Apresento-vos agora algumas curiosidades e marcas do O-Ringen. Este evento tem como recorde de participações o ano de 1985, na vila sueca de Falun, com 24 602 orientados e desorientados. O atleta de mais vezes ganhou esta competição foi a sueca Ulla Lindkvist, que conquistou troféu durante oito anos consecutivos, entre 1967 e 1974. A maior vantagem alcançada pelo vencedor, no fim das cincos jornadas de orientação, perante o segundo classificado, foi, também da sueca Ulla Lindkvist, com 27 minutos exactos, sendo que a mais pequena e apertada vitória foi a de Mats Haldin, em 2003, com apenas... 1 segundo. Para finalizar deixem dizer-vos que o mais velho participante é Erkki Luntam, finlandês, que com uns módicos 93 anos, corre regularmente o grande evento sueco. É igualmente o mais velho orientista do mundo!



Saudações, orientistas