segunda-feira, 5 de maio de 2008

CNDistância Longa, em Evoramonte - Há dias assim...

Neste passado domingo, dia 4 de Maio e dia da Mãe, ocorreu o Campeonato Nacional de Distância Longa, nos terreno perto da histórica e simbólica vila de Évoramonte. A competição, última de 4 dias de plena orientação na região de Estremoz, foi disputada num mapa de montado alentejano, com bastante desnível, que se notava pelas muitas e apertadas curvas de nível na parte superior do mapa, floresta, algumas áreas abertas, algumas pedras e caminhos mas , no geral, um pouco desactualizado.



O evento reuniu perto de 500 participantes, oriundos de todas as partes do país, naquela que, infelizmente, foi a pior prova da Taça de Portugal em que participei este ano. A organização, penso que não se empenhou ao máximo (como tem acontecido em muitos dos eventos desta natureza) e existiram inúmeras falhas, tanto que, como foi dos primeiros a entrar em acção, quando passei por um dos postos de abastecimento não estava ninguém, nem sequer o suposto reabastecimento. Ah, e para que saibam ainda não existem resultados (disponíveis na Internet) de nenhuma das 4 jornadas orientadas.




A minha prestação foi quase tão desastrosa como a organização do COA. Logo desde o princípio que comecei a falhar; foi no primeiro, no segundo, no terceiro, no quarto (aqui já rubricava uns esplêndidos 41.17 minutos!!)... Para melhor ligeiramente a situação lá consegui controlar com sucesso (e com mais rapidez...) os pontos seguintes. Mas desespero era tal que quando "piquei" oitavo controlo pensei que estava no seguinte e assim acabei por ir passear sabe-se lá por que lados. Assim, depois de me reencontrar, segui o percurso até fim, mas andando. Claro que do último ponto para meta à que correr um pouco, para dar com aspecto.





No fim estava muito desmotivado e infeliz, vinha com grandes expectativas para a prova, mas há dias assim (espero que sejam poucos!) e as muitas falhas de concentração não perdoam....



Cumprimentos, orientistas