domingo, 25 de maio de 2008

Nacionais do DE, entre 22 e 25 de Maio, em Évora - Um grande festa...



Entre quinta-feira e domingo, 22 a 25 de Maio, decorreu, como sabem, o maior evento nacional do ano, relacionado com o Desporto Escolar. Nacionais do DE de 2008, que foram, sem dúvida, uma grande festa (é só ver o ambiente vivido nas ruas, escolas, pavilhões e... oratórios da capital alentejana), realizaram-se em Évora, tendo contado com mais 600 alunos de escolas do país, competindo nas mais diversas modalidades.





Como tal, a orientação marcou presença e as provas tomaram lugar nos pedregosos e desafiantes terrenos junto da Barragem da Estrelada, entre a já famosa Gafanhoeira e a típica Aldeia do Sabugueiro. Perto de 60 jovens orientistas enfrentaram por duas vezes (outros três, já que existiu um Model Event, para uma adaptação ao local), primeiro numa distância média e depois através de distância longa, os mapas de grande qualidade e que foram do agrado de todos: razoavelmente pedregosos, com algumas referências de relevo, um pouco de vegetação, mas diversos caminhos e vedações para simplificar. O tempo é que podia ter ajudado visto que a chuva e o frio brindaram várias vezes os já irregulares solos e locais do evento.





A minha prestação é ficou muito aquém das expectativas e tenho de dizer que estou bastante desapontado. Sexta-feira, debaixo da anteriormente referida chuva, cometi muitos erros, vários por algumas gigantes falhas de concentração (basta verem o ponto 4 ou o 13...) ou por uma grande ansiedade de crer fazer tudo bem. Outros por... não sei, ainda não descobri. No total uns brilhantes 36:27, comparados com 20:31 do vencedor.


Para Sábado resolvi pensar de uma maneira diferente, como talvez deveria fazer em todas as competições. Esquecer o resto e focar-me apenas no percurso. E resultou, tudo quase na perfeição até ao 8º controlo (pois perdi algum tempo no ponto 3). Mas não podia sair ileso de mais uma prova e à nona pernada, uma pequena estupidez, deitou 5 minutinhos aos ares do Alentejo. Depois foi praticamente certinho até ao final. É pena....

Tirando os resultados obtidos, foi um excelente fim-de-semana, uma grande festa do desporto para relembrar nos próximos tempos. E para o ano haverá mais!

Saudações, orientistas