quinta-feira, 8 de maio de 2008

E a estreia foi...


A minha estreia (oficial) foi... na Azarujinha, na segunda etapa do XI Meeting Évora Patrimonio Mundial! Deu-se à cerca de um ano e meio, dia 7 de Janeiro de 2007, para ser mais preciso. Tinha começado a orientar-me, como muitos e muitos da minha zona, na escola ou na vila de Palmela. Então só competira no Parque do Bonfim, em Setúbal, na primeira etapa do Desporto Escolar desse mesmo ano, além de algumas actividades orientadas relacionadas com a escola.



E nessa manhã de domingo, juntamente com muitas das Lebres do Sado (o que se viria a repetir algumas vezes durante o resto do ano), lá me ia aventurar por entre os montes do Alentejo. A prova, junto da vila típica da Azaruja, adivinhava-se desafiante. Eu, ainda muito inexperiente, tive algumas dificuldades de adaptação (umas um pouco parvas, mas próprias de quem se iniciava nestas andanças). Na partida, quando recebi o mapa observei o triângulo e, confuso, perguntei "Mas o que é isto, onde estou?". Obtive como resposta um simples "segue em frente...". Assim o fiz e então um pouco mais à frente descobri uma baliza sem código e deduzi que fosse o dito triângulo. Depois alguma sorte de principiante para os primeiros pontos e para 0 4º, a estreia, mas desta vez em grandes erros. Já se sabe, mapa mal orientado dá em asneirada e assim foram 5 minutinhos (até nem foi muito). Agora á que aplicar a melhor a técnica que um novato pode executar: a "cola". Mas foi uma "cola" controlada, também ia lendo o mapa e percebendo por onde ia e o que fazendo. Até ao fim tudo correu bem, sempre a andar! E para acabar um 3º lugar, nada mau para um aprendiz... A partir de então fiquei completamente agarrado à Orientação!


Saudações, orientistas