quinta-feira, 26 de junho de 2008

A Estafeta Jukola


Cerca de 1500 equipas masculinas de 7 orientistas, às quais se juntam as quase 900 equipas femininas, estas de 4 atletas. Quase 15000 pessoas, englobando acompanhantes, o fervoroso e empolgante público e os numerosos membros da organização (são 1500 os voluntários que, todos, os anos, se disponibilizam para ajudar), que se certificam que tudo corre como previsto, para satisfação de todos. Provas transmitidas e acompanhadas em directos por muitas das rádios e televisões daquele país escandinavo. Terrenos - extremamente técnicos e difíceis, de onde sobressaem as pedras e falésias, juntando-se aos conhecidos charcos - que se exprimem em mapas de tamanho bem grande (A2), à escala de 1:10000. Partidas na noite de sábado, ao tiro do canhão, para os homens que percorram o primeiros dos sete percursos, num total de quase 80 km, chegando o vencedor, já de madrugada, sete horas e meia depois do começo. Para as mulheres, a prova tem início na tarde de sábado, sendo que as últimas equipas podem, por vezes, acabar de percorrer os cerca de 40km, ao som do canhão, isto é, a quando do começo das provas masculinas. Um ambiente onde só se sente e respira orientação.

Estes são alguns dos números e factos que fazem do Jukola a maior festa da orientação finlandesa, mas também a estafeta mais popular do mundo.



Só acrescentar que o mítico Jukola decorrer todos os anos, pelo terceiro sábado do mês de Junho. Teve o seu começo em 1949, tendo conseguido reunir 41 equipas. Mais tarde foi também criado uma estafeta exclusivamente feminina. Existe ainda o Youth Jukola, dirigido ao mais jovens orientistas.

Saudações, orientistas
(Na próxima semana conheçam o última grande competição escandinava. Depois do O-Ringen e do Jukola, chegou a vez do Tiomila)