sexta-feira, 6 de junho de 2008

4 Dias do Minho, em jeito de balanço



Passadas quase duas semanas, à que fazer um balanço (talvez um pouco tardio...), dos 4 Dias do Minho, passados em Terras de Bouro, nesta última prova da Taça de Portugal (a mais importante competição portuguesa). Assim apresento-vos em baixo o comunicado da FPO - Federação Portuguesa de Orientação, relativo a este evento de sucesso.

"Realizou-se entre 22 a 25 de Maio os 4 Dias do Minho, que incluíam este ano, o Campeonato Absoluto 2008, numa organização do .COM—Clube de Orientação do Minho.
O Campeonato Absoluto encerra a Taça de Portugal 2007/2008 sendo a única prova que se divide apenas em duas categorias de competição - masculinos e femininos, sendo possível a qualquer jovem (com mais de 15 anos) e a qualquer veterano competir com os melhores atletas da Elite nacional.
Tiago Romão do Clube de Orientação do Centro (COC) e Raquel Costa da Sociedade Recreativa de São Pedro da Gafanhoeira (SRSPG) sagraram-se campeões nacionais absolutos numa emocionante prova onde os mais jovens mostraram o seu valor.
A prova de qualificação assim como a final do Campeonato Absoluto de Orientação Pedestre 2008 teve lugar na Pedra Bela (Parque Nacional da Peneda Gerês), num terreno muito técnico e fisicamente muito exigente, onde qualquer tomada de decisão menos confiante por parte dos atletas influenciou os resultados obtidos.
Sábado foi dia da etapa de apuramento! O juvenil David Sayanda do Ori-Estarreja surpreendeu ao obter o melhor tempo contra todas as expectativas. No sector feminino foi Maria Sá do Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4C) a ficar à frente das concorrentes, mas com a juvenil Joana Costa também do GD4C a surpreender com um segundo lugar.
Ontem foi o dia da grande final! No sector masculino Tiago Romão (Júnior) arrasou os seus adversários, cumprindo a seu prova com um tempo de 1h02.49s. Mas os jovens marcaram a diferença, ficando os restantes lugares do pódio para Jorge Fortunato (Júnior do Ori-Estarreja), Tiago Aires (Sénior da SRSPG), Diogo Miguel (Júnior do Ori-Estarreja) e David Sayanda (Juvenil do Ori-Estarreja) respectivamente.
Em femininos, Raquel Costa sagrou-se campeã, seguida de Maria Sá e das surpreendentes Mariana Moreira (Juvenil do Clube português de Orientação e Corrida), Joana Costa e Ana Coradinho (Juvenil da SRSPG). Salienta-se, ainda, o excelente 8º lugar da recente campeã do mundo de distância média no Campeonato de Desporto Escolar, Vera Alvarez (Iniciada do CPOC).
Entre os 20 atletas que ficaram nos 10 primeiros lugares femininos e masculinos, metade deles são jovens, e apenas 4 masculinos e 3 femininos fazem parte da Elite
nacional."



Saudações, orientistas