Os terrenos junto à pequena, mas acolhedora aldeia de Arez, perto de Nisa, constam, sem dúvida, entre os melhores que temos no nosso país para a prática da orientação. Por lá, como em toda aquela região, mandam, mais uma vez, as pedras e afloramentos, de variados tamanhos e feitios. Claro que também existem áreas abertas e riachos ou ribeiras, reentrâncias ou esporões, mas ali são aqueles blocos pintados de cinzento quem mais impõe respeito. Tudo isto torna qualquer etapa orientada que por lá se realize seja extremamente técnica, mas sempre muito agradável.
O mapa de grande qualidade deste dito local foi inaugurado, na etapa do WRE, do memorável Norte Alentejano 'O' Meeting 07, em Nisa, organizado com sucesso pelo GD4C. E foi com toda a certeza do agrado dos orientistas, mais ou menos "profissionais", tiveram o prazer de navegar e desorientar-se por aquelas regiões.
Tive oportunidade já ter competido neste mapa, que, com toda certeza me colocou inúmeros problemas. Também ainda estava mesmo no principio, na altura fora a minha 4º prova, salvo erro, daí que tenha concluído o percurso com quase uma boa hora de prova. Mas foi uma grande experiência, que anseio por repetir...
Cumprimentos, orientistas