domingo, 29 de junho de 2008

Aventuras de um perdido em Millau

E regressando ainda à orientação em terras de Millau, fica aqui um pequeno vídeo com as aventuras de um perdido (que não é um "perdido" qualquer...), que demonstra bem o que por lá se pode encontrar.

Saudações, orientistas

Partida do Jukola

Ainda a propósito da popular estafeta Jukola, grande festa da orientação finlandesa, fica um pequeno vídeo demonstrando o momento da partida deste evento finlandês.

Saudações, orientistas

quinta-feira, 26 de junho de 2008

A Estafeta Jukola


Cerca de 1500 equipas masculinas de 7 orientistas, às quais se juntam as quase 900 equipas femininas, estas de 4 atletas. Quase 15000 pessoas, englobando acompanhantes, o fervoroso e empolgante público e os numerosos membros da organização (são 1500 os voluntários que, todos, os anos, se disponibilizam para ajudar), que se certificam que tudo corre como previsto, para satisfação de todos. Provas transmitidas e acompanhadas em directos por muitas das rádios e televisões daquele país escandinavo. Terrenos - extremamente técnicos e difíceis, de onde sobressaem as pedras e falésias, juntando-se aos conhecidos charcos - que se exprimem em mapas de tamanho bem grande (A2), à escala de 1:10000. Partidas na noite de sábado, ao tiro do canhão, para os homens que percorram o primeiros dos sete percursos, num total de quase 80 km, chegando o vencedor, já de madrugada, sete horas e meia depois do começo. Para as mulheres, a prova tem início na tarde de sábado, sendo que as últimas equipas podem, por vezes, acabar de percorrer os cerca de 40km, ao som do canhão, isto é, a quando do começo das provas masculinas. Um ambiente onde só se sente e respira orientação.

Estes são alguns dos números e factos que fazem do Jukola a maior festa da orientação finlandesa, mas também a estafeta mais popular do mundo.



Só acrescentar que o mítico Jukola decorrer todos os anos, pelo terceiro sábado do mês de Junho. Teve o seu começo em 1949, tendo conseguido reunir 41 equipas. Mais tarde foi também criado uma estafeta exclusivamente feminina. Existe ainda o Youth Jukola, dirigido ao mais jovens orientistas.

Saudações, orientistas
(Na próxima semana conheçam o última grande competição escandinava. Depois do O-Ringen e do Jukola, chegou a vez do Tiomila)

As Falésias de Millau


Os terrenos abertos que rodeiam a vila francesa de Millau, no Sul de França, perto da cidade de Montpellier, são, certamente, especiais. Estes locais constam entre os mais desafiantes e aventureiros que se conhece. É uma espécie de Norte Alentejano, mas ao qual se adicionam falésias sem fim, iguais e indistintas, tal como alguns pequenos detalhes de relevo, por vezes imperceptíveis, e, a juntar às vastas áreas abertas, inúmeras "línguas" e "pedaços" de vegetação, que limitam e muito a visibilidade. Até a estrela da nossa modalidade Thierry Gueorgiou, diz que como aqueles não iguais e que por várias vezes já por ali se perdeu.


Estes terrenos e a vila de Millau vão ser palco da mais importante competição francesa, os 6 Dias de França (sobre a qual disponibilizarei em breve alguma informação), que decorreram entre 2 e 9 de Agosto do presente ano. Eu vou ter o previlégio de me orientar por aqueles lados, já que irei participar neste grande evento!!

Saudações, orientistas

(Na próxima semana poderão saber mais sobre as míticas e difíceis florestas de Clermont-Ferrand)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Orientação no Parque da Gandarinha, em Cascais, no dia 29 de Junho


Neste próximo domingo, dia 29 do presente mês de Junho, realizasse mais uma actividade de orientação organizada pelo CPOC (meu futuro clube!), desta feita em plena cidade Cascais, num pequeno, mas fabulosa parque daquela localidade à beira do oceano. Deixo-vos o "convite" do "chefe" do clube de Oeiras, Luís Santos:



"Trago-vos a última proposta CPOC'ista desta época. E acreditem que é uma das mais interessantes. O Parque da Gandarinha em Cascais é um local pequeno mas lindíssimo. Com belíssimos relvados e um grande parque infantil para as crianças, uma zona cheia de detalhes rochosos onde vão estar colocados cerca de uma dezena de pontos de controle, e bem pertinho da praia, para quem quiser aproveitar um dia em cheio em Cascais. Se não acreditam, visitem o nosso site www.cpoc.pt e vejam se aquela fotografia vos fiz alguma coisa... Pois é, aqueles pés que muitos já viram em reportagens de divulgação da Orientação, estão no Parque da Gandarinha. São 2 percursos - um difícil (mas curto com 2kms e 30 pontos) para vos desafiar e outro fácil óptimo para levarem amigos para se iniciarem na modalidade. Se não estiverem envolvidos no Mundial de Veteranos, apareçam, pois tenho a certeza que irá valer a pena."

Saudações, orientistas

quarta-feira, 18 de junho de 2008

"O Tapete está na Rua", em Arraiolos - Fotografias





Apresento-vos em cima, algumas das fotos recolhidas durante o evento "O Tapate está na Rua", que decorreu entre 14 e 15 de Junho, na vila mediaval de Arraiolos e nos arredores de S. Pedro da Gafanhoeira.

Saudções, orientistas

terça-feira, 17 de junho de 2008

"O Tapete está na Rua", entre 14 e 15 de Junho, em Arraiolos


Neste passado fim-de-semana, de 14 e 15 de Junho, sobre um sol e calores um pouco abrasadores, decorreu a última competição regional desta presente época. Arraiolos e os arredores da reconhecida aldeia de S. Pedro da Gafanhoeira receberam o "O Tapete está na Rua", em mais uma brilhante organização (em todos os sentidos, desde os mapas e os percursos, até ao alojamento e comida, passando pelos "deliciosos" prémios ou pela rapidez de execução das tarefas) do SRGafanhoeira, desta feita com uma mãozinha bondosa do ADFA.

Os terrenos (e os respectivos percursos) adjacentes à aldeia da Gafanhoeira, onde decorreram duas das etapas da prova, foram desafiantes, geralmente bastante técnicos, com pedras e vegetação e ainda incluindo muitas e variadas súbidas. A vila de Arraiolos foi também um sítio muito interessante, tendo todas as condições para dar grandes espectaculos orientados. Tem é um "contra": fisicamente é muito puxado, quase brutal...



A minha prestação foi bastante positiva, visto que consegui fazer boa provas, alcançando um 3º lugar, nos Juvenis. A 1ª etapa, uma distância média, correu-me menos bem, com alguns erros técnicos e outros pelas habituais falhas de concentração (logo na entrada no mapa e mais no ponto 11 com uma dúzia de minutos!!), que ainda estão por combater. O sprint urbano em Arraiolos foi a uma boa experiência, tendo sido o mais exigente percurso urbano em que já me orientei. As opções foram quase sempre correctas, a não ser as distracções no sétimo e no décimo terceiro ponto; a parte física desta corrida entre tapetes é que... Na distância longa de domingo de manhã, fiz um percurso de bom nível, num mapa excelente para aquele tipo de percursos. (Resultados)

Foi um fim-de-semana excelente, pelo coração do Alentejo, em mais uma demonstração de qualidade e empenho da SRGafanhoeira

Saudações, orientistas

quinta-feira, 12 de junho de 2008

XVI Troféu do OriEstarreja


Se, neste próximo fim-de-semana, uns se orientam pelo Alentejano, outros poderão matar saudades das dunas de Cantanhede, por ocasião do XVI Troféu OriEstarreja. Os complicados e matreiros terrenos arenosos de Rovisco Pais voltam a receber orientistas, em duas provas de distância média, depois do Troféu Internacional de Cantanhede. A prova, organizada pelo OriEstarreja, oferece almoço, mas também excelentes novas aventuras para aqueles que nunca por lá tinham estado. Para quem já se desorientou naqueles desafiantes terrenos de dunas, com muitos pormenores de terreno e vegetação (é muito técnico), eis uma oportunidade de ajustar contas.

Portanto eis uma solução para as pedras do Alentejo, com o sol, a praia e... a areia da Tocha e de Cantanhede.

Saudações, orientistas

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Arraiolos "O Tapete está na rua"


Neste próximo fim-de-semana, de 14 a 15 de Junho, o SRGafanhoeira e o ADFA, organizam em conjunto o último evento alentejano desta época, mas outro que se espera de sucesso, visto o os resultados dos anteriores. "O Tapete está na rua", integrado nas festas de Arraiolos, parece , mais uma vez, representar uma prova de grande qualidade, organizada pelo já conhecido clube de S. Pedro da Gafanhoeira, agora com uma "ajudinha" pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas. O formato do evento, os terrenos e os outros pormenores organizativos são os mesmos de "encontros orientados".




3 etapas distintas, de distância média, sprint urbano (plena bonita vila de Arraiolos, incluindo passagens pelo castelo medieval) e distância longa, em mais 3 mapas novínhos, técnicos e desafiantes, repletos de pedras, curvas de nível e zonas com pouca visibilidade, onde a organização anuncia que será difícil de executar provas perfeitas. Haverá um speaker para puxar pela caravana orientista, apetitosas refeições oferecidas pela Câmara de Arraiolos e magníficas recompensas, desde potes regionais de mela, a tapetes de Arraiolos, passando por bússolas porta-chaves ou pelas numerosas medalhas, para aqueles que mais distinguirem durante o fim-de-semana.


Convido-vos assim a juntarem-se a mais evento do Regional Sul, em pleno Alentejo, que se prevê brilhante. Eu vou lá estar com a família, espero que apareçam.

Saudações, orientistas

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Campo de Anta, em S. Pedro do Sul



A região e as pedregosas e rurais serras de S. Pedro do Sul tem condições únicas para a prática da orientação. O terreno, descoberto pelo OriEstarreja, a fim suportar o POM 07, é ímpar em Portugal. Relevo detalhado, com grandes desníveis, por vezes, e a característica principal, as milhares e milhares de pequenas e irregulares pedras formam o solo daqueles fantásticos locais.



Ora se agora, a todos estes ingredientes, juntar-mos alguma bastante vegetação, algumas árvores (pois, porque nos sítios anteriormente descritos não se avistava uma única árvore), algumas ribeiras e riachos e ainda mais e maiores pedregulhos, ficamos com uma deliciosa e desafiante refeição: Campo de Anta. É mesmo fabuloso, o local, mas difícil, muito difícil.


A qualidade do terreno foi aprovada por todos os orientados (e mesmo pelos desorientados) que marcram presença no já dito Portugal 'O' Meeting de 2007, em S.Pedro do Sul. De salientar ainda o comentário do campeoníssimo Thierry Gueorgui, que coloca Campo de Ante entre um dos melhores terrenos onde já esteve.

Cumprimentos, orientistas

sexta-feira, 6 de junho de 2008

V Open Ori Montes e Vales, em Montalegre


Já amanhã, dia 7 de Junho, o clube nortenho Montes e Vales, organiza em Trás-os-Montes mais uma prova a contar para o Regional Norte, a antepenúltima esta época. O V Open Ori Montes e Vales, que decorrerá pela magnífica vila de Montalegre durante a tarde de sábado e conta com uma distância longa em terrenos normalmente aberto, mas também com zonas pinhal e com alguns caminhos, (contando ainda com os passeios dos muitos e muitos bovinos da região) já anteriormente utilizado na edição 2005 do Portugal 'O' Meeting. A prova conta com prémios para todos os participantes e tem os apoios da Câmara de Municipal de Montalegre.


Eis então mais uma oportunidade de participar num evento que se espera de qualidade e de nos orientar-mos por entre bois e vacas transmontanas!


Saudações, orientistas

4 Dias do Minho, em jeito de balanço



Passadas quase duas semanas, à que fazer um balanço (talvez um pouco tardio...), dos 4 Dias do Minho, passados em Terras de Bouro, nesta última prova da Taça de Portugal (a mais importante competição portuguesa). Assim apresento-vos em baixo o comunicado da FPO - Federação Portuguesa de Orientação, relativo a este evento de sucesso.

"Realizou-se entre 22 a 25 de Maio os 4 Dias do Minho, que incluíam este ano, o Campeonato Absoluto 2008, numa organização do .COM—Clube de Orientação do Minho.
O Campeonato Absoluto encerra a Taça de Portugal 2007/2008 sendo a única prova que se divide apenas em duas categorias de competição - masculinos e femininos, sendo possível a qualquer jovem (com mais de 15 anos) e a qualquer veterano competir com os melhores atletas da Elite nacional.
Tiago Romão do Clube de Orientação do Centro (COC) e Raquel Costa da Sociedade Recreativa de São Pedro da Gafanhoeira (SRSPG) sagraram-se campeões nacionais absolutos numa emocionante prova onde os mais jovens mostraram o seu valor.
A prova de qualificação assim como a final do Campeonato Absoluto de Orientação Pedestre 2008 teve lugar na Pedra Bela (Parque Nacional da Peneda Gerês), num terreno muito técnico e fisicamente muito exigente, onde qualquer tomada de decisão menos confiante por parte dos atletas influenciou os resultados obtidos.
Sábado foi dia da etapa de apuramento! O juvenil David Sayanda do Ori-Estarreja surpreendeu ao obter o melhor tempo contra todas as expectativas. No sector feminino foi Maria Sá do Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4C) a ficar à frente das concorrentes, mas com a juvenil Joana Costa também do GD4C a surpreender com um segundo lugar.
Ontem foi o dia da grande final! No sector masculino Tiago Romão (Júnior) arrasou os seus adversários, cumprindo a seu prova com um tempo de 1h02.49s. Mas os jovens marcaram a diferença, ficando os restantes lugares do pódio para Jorge Fortunato (Júnior do Ori-Estarreja), Tiago Aires (Sénior da SRSPG), Diogo Miguel (Júnior do Ori-Estarreja) e David Sayanda (Juvenil do Ori-Estarreja) respectivamente.
Em femininos, Raquel Costa sagrou-se campeã, seguida de Maria Sá e das surpreendentes Mariana Moreira (Juvenil do Clube português de Orientação e Corrida), Joana Costa e Ana Coradinho (Juvenil da SRSPG). Salienta-se, ainda, o excelente 8º lugar da recente campeã do mundo de distância média no Campeonato de Desporto Escolar, Vera Alvarez (Iniciada do CPOC).
Entre os 20 atletas que ficaram nos 10 primeiros lugares femininos e masculinos, metade deles são jovens, e apenas 4 masculinos e 3 femininos fazem parte da Elite
nacional."



Saudações, orientistas

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Arez - São pedras e pedras... e mais pedras




Os terrenos junto à pequena, mas acolhedora aldeia de Arez, perto de Nisa, constam, sem dúvida, entre os melhores que temos no nosso país para a prática da orientação. Por lá, como em toda aquela região, mandam, mais uma vez, as pedras e afloramentos, de variados tamanhos e feitios. Claro que também existem áreas abertas e riachos ou ribeiras, reentrâncias ou esporões, mas ali são aqueles blocos pintados de cinzento quem mais impõe respeito. Tudo isto torna qualquer etapa orientada que por lá se realize seja extremamente técnica, mas sempre muito agradável.




O mapa de grande qualidade deste dito local foi inaugurado, na etapa do WRE, do memorável Norte Alentejano 'O' Meeting 07, em Nisa, organizado com sucesso pelo GD4C. E foi com toda a certeza do agrado dos orientistas, mais ou menos "profissionais", tiveram o prazer de navegar e desorientar-se por aquelas regiões.
Tive oportunidade já ter competido neste mapa, que, com toda certeza me colocou inúmeros problemas. Também ainda estava mesmo no principio, na altura fora a minha 4º prova, salvo erro, daí que tenha concluído o percurso com quase uma boa hora de prova. Mas foi uma grande experiência, que anseio por repetir...

Cumprimentos, orientistas

domingo, 1 de junho de 2008

Portugal 'O' Meeting



O Portugal 'O' Meeting é o mais importante e conhecido evento nacional. Durante 4 dias, 4 provas, sendo que uma delas conta para o WRE (World Ranking Event), o ranking mundial, por alturas do Carnaval, esta grande festa da orientação portuguesa ergue-se; mas nem sempre foi assim... O POM (nome da competição abreviado) quando começou, em 1996, em plena Tapada de Mafra, era apenas composto por dois dias de orientações e desorientações. Só mais tarde, no começo do novo século, depois de passar consecutivamente por Ovar, pela Praia do Meco e por Tomar, é que, em Mira, passou para os agora habituais 4 dias de festa e aventuranças.




O Portugal 'O' Meeting alcançou grande sucesso por toda a Europa, visto que pela altura em que se realiza existem ainda poucas prova de interesse. Os terrenos algo desconhecidos e o clima mediterrâneo são também outras razões para que alguns dos melhores especialistas mundiais nos venham visitar e acabem por treinar e estagiar por cá. O sucesso tem sido de tal ordem que em 2007, nos terrenos de S.Pedro do Sul (talvez na melhor das edições) por Portugal estiveram os dos melhores orientistas masculinos e femininas, incluíndo os campeoníssimos Thierry Gueorgui e Simone Niggli, para além dos quase 2000 participantes.



O POM já passou por: Tapada Nacional de Mafra (1996), Ovar (1997), Praia do Meco (1998), Tomar (1999), Mira (2000), Arcos de Valdevez (2001), Marinha Grande (2002), Viana do Castelo (2003), Évora e Reguengos de Monsaraz (2004), Chaves (2005), Abrantes (2006), S.Pedro do Sul (2007) e Faro, Vila Real de S.António e Tavira (2008).

Portanto para o ano, em Mora, a ver se não perdem este que é o maior evento português de orientação.


Saudações, orientistas