domingo, 13 de abril de 2008

Circuito ADEO - Começou na Barreiro, passeou por Almada, deu um mergulho na Aldeia do Meco e picou-se em Monsanto

Mais um ano que passa, mais um circuito de Desporto Escolar passa, mais quatro 4 provas passam, mais 4 excelentes treinos são ultrapassados. Este ano o ranking distrital de Setúbal teve como nome Circuito ADEO "O", organizado pela minha escola, a ESPalmela. Foi composta por 4 etapas, em locais do distrito, com um grau dificuldade que ia aumentado de prova para prova.

Começou com uma etapa no sempre interessante Parque Cidade do Barreiro, nos finais de Novembro. Um espaço sempre movimentado, com gente, muitos espaços relvados, campos de ténis e de futebol, um lago e uma pequena ribeira que divide o parque em duas metades. Sítio muito simples para a Orientação, ideal para quem se introduz nestas andanças. Em termos de resultados os atletas do SRGafanhoeira não deram hipóteses e ganharam em quase todos os escalões. Quanto mim fiz uma "borrada" das grandes, esqueci-me do ponto 6 e só reparei quando, a caminho do controlo 10, olhei para o cartão e observei que só tinha marcado 8 pontos. Depois voltei a trás e fiz tudo de novo desde o dito sexto ponto. Fui 6º.



Na 2ª etapa passeou-se no agradável Parque da Paz, um bonito espaço verde, junto ao Forúm Almada. Outra prova de parque mas um pouco mais difícil, mas também ideal para a iniciação à orientação. Convenci a família a participar, para acabar bem ganhei esta etapa por... 6 segundos aos amigos do Pinhal Novo.

A 3ª etapa foi a melhor do circuito, aquela que tinha um maior grau de dificuldade, mas também a mais caricata. Esta prova deve ser conhecida por todo o país. Decorreu num pinhal junto da Aldeia do Meco, mapa de dunas, com detalhe de relevo, alguns caminhos e que englobava também a conhecida praia do Meco, diga-se, um mapa que não era fácil e que ainda por cima não estava actualizado. Para melhorar nesse dia choveu, e choveu bem. Os cartões desfizeram-se, o código de uma baliza saiu, já que estava escrito a caneta, num papel, que fora colocado por cima do anterior código da baliza. Esta situação atrapalhou-nos muito a nós orientistas . Eu, por exemplo ,perdi quase 20 minutos a tentar descobrir uma baliza que afinal não existia. Mas o melhor estava para chegar: os resultados. O normal é a organização anunciar o nome dos 3 primeiros classificados no final da etapa e depois divulgar os resultados completos durante a semana seguinte, no site da prova. Nem uma coisa nem outra foram feitas e até hoje ninguém sabe dos "misteriosos resultados do Meco". Esta prova fica ainda na minha memória pela recta da meta. Era simplesmente espectacular, 150 metros em descida de areia, "a pique", tendo depois os participantes de passar um lençol de água, onde me molhei até à cintura. Foi lindo, houve quem viesse a rebolar pela descida a baixo, houve quem caísse dentro de água, houve de tudo...





Quanto à última etapa já sabem tudo e para o ano há mais...

(Resultados_1ªetapa)

(Resultados_2ªetapa)