domingo, 13 de abril de 2008

4ª etapa do Circuito ADE "O" - Vegetação, Pedras no chão e... fiz MP, dúvidoso



Na cinzenta manhã de Sábado, dia 12 de Abril, desenrolou-se a última etapa do ranking distrital de Setúbal, o Circuito ADE "O". A parte Sul do Parque Florestal de Monsanto acolheu os cerca de 100 participantes, entre os quais a maioria eram alunos das escolas do distrito. Uma zona bonita, verde, com bastante gente passeando e os habituais ciclistas prontos para o seu percurso matinal. Uma zona de floresta, com vegetação que limitava a progressão, mas com muitos caminhos e muita gente (fazendo com alguém dificilmente se perdesse), o que se reflectia num mapa quase de parque, sem dificuldade.

Como encarei esta prova como um treino mais a sério fiz dois percursos (mas só primeiro, em Iniciados, era contablizado). Comecei, como disse, pelo percurso de Iniciados, com 18 postos de controlos, divididos por 3,6km. Para o realizar com sucesso era apenas preciso estar concentrado, seguir os muito caminhos existentes, seguir a direcção correcta e, às vezes, quando era possível, controlar a vegetação porque o mapa estava algo desactualizado, as plantas crescem... Ah, e também dá jeito ter gente junto ao pontos. Tudo correu normalmente, com alguns erros, outros normais e outros, enfim, distracção... Caí muitas vezes, o que até nem costuma acontecer. Perto do ponto 10, quando já o avistava caí outra vez, mas agora bati com o joelho mesmo em cheio numa entre as muitas pedra existentes no chão. Fiquei um pouco magoado e achei melhor, por precaução continuar mais devagar. 35 minutos foram gastos na realização do percurso, o que resultava no 2º lugar, à partida. Mas afinal, a organização ditou-me um missing point, o meu primeiro mp!


O segundo percurso, não mais dificíl, mas maior, testando a resistência. Durante três quartos de hora, encontrei os 21 pontos. Aqui, como já conhecia o mapa e a localização de alguns pontos, não cometi erros.



Num balanço da prova, concluíu, em minha opinião que o terreno não era interessante para uma prova de floresta, parecendo-se mais com uma prova de parque. Um bom treino para o Campeonato Regional da próxima semana, no Montijo e uma manhã passada num dos sítios mais agradáveis da grande Lisboa.