segunda-feira, 10 de março de 2008

NAOM 2008 - Resultados CNSprint - Pedragulhos, Escadarias e Ruelas Estreitas








Decorreu hoje e terminará amanhã, dias 8 e 9 de Março, o Norte Alentejano "O" Meeting de 2008, em Castelo de Vide. Hoje, Sábado, foi dia de Campeonato Nacional de Sprint.

A 1ª manga passou-se nos terrenos em redor de Póvoa e Meadas. Uma pacata aldeia alentejana, que foi invadida pela caravana orientista (cerca de 800 participantes, vindos de todo o país e ainda alguns estrangeiros). Neste manga de floresta, existia uma pré-partida, no centro da aldeia onde se vivia um ambiente muito agradável, ainda longe da partida real o que obrigava os orientistas a percorrerem 1 km até ao sítio (o que no meu caso serviu, visto que esta situação ocorreu nas 3 etapas do NAOM, para aquecer). O mapa era muito pedroso, com algum relevo, uma escala bastante ampliada, muitos pontos numa pequena área, fazendo que a atenção fosse redobrada, contando as pedras e avançando com cuidado.
Consegui fazer uma razoável prova (o percurso não era muito exigente), um 3º lugar a 2 minuto do 1º, o que me colocava em boa posição para a manga da tarde. Porém só a meio da prova consegui interpretar o mapa com correcção. Cometi apenas 2 erros nos pontos 4 (muito simples, mas uma falta de atenção fez-me ir na direcção errada corrigida depois por outros simpáticos participantes que me orientaram) e 8 (existiam muitos pontos naquela zona do mapa e, estupidamente, quando via um ponto corria para este, tendo passado por uns 4 pontos errados até encontrar o certo), perdendo cerca de 3 minutos. No final vomitei (e andei mal desposto todo o fim de semana), porque, como estava com fome depois de 3 horas de viagem desde Palmela, comi mesmo antes da prova. (Resultados_da_1ªmanga)

A 2ª manga, à tarde, decorreu no centro histórico de Castelo de Vide, com concentração no largo da Igreja da vila. A vila é, na minha opinião, fabulosa, com vistas fantásticas para a Serra de S.Mamede, o castelo medieval era muito bonito; a vila possuía ainda vários jardins igualmente agradáveis. Quanto à prova, o mapa e o percurso eram muito bons para um sprint urbano, com variadas opções, subidas íngremes, pontos na zona de concentração, o que proporcionava uma pernada sempre emocionante. Tinha perspectivas elevadas para esta etapa. Tudo correu bastante bem até ao ponto 9, para o qual subi, desconcentradamente, pela escada oposta, andando "à nora" durante 2 minutos. Fiz 4º (para mim é mau), conquistando a 3ª posição no Campeonato Nacional de Sprint. (Resultados_da_2ªmanga)
Consegui arranjar boleia para amanhã, campeonato distância média em Vale de Silvana, vamos lá ver o que acontece...