quinta-feira, 20 de março de 2008

9º Orijovem - Balanço

Decorreu entre o dia 16 e 19 de Março o 9º Orijovem, estágio para jovens orientistas que se queiram iniciar na modalidade ou que tenham como objectivo treinar e melhorar a sua capacidade de orientação, como é o meu caso.



O estágio teve inicio, no domingo de manhã, numa prova em Coruche, a contar para o 2º Troféu OriÉvora. A prova de decorreu num terreno com muito desnível (tanto que o meu percurso possuía uns incríveis 490 metros), muitas curvas de nível, com floresta limpa e algumas áreas abertas. O percurso que efectuei (no escalão Médio) era muito técnico, com muitas mudanças de direcção, mas também duríssimo fisicamente. Completei-o o em 1 hora, se bem que a parte final, a partir do ponto 14, foi feita a andar, porque depois ainda existiam 4 puxados dias de estágio. (Resultados)





À tarde, depois de arrumadas as coisas no pavilhão da escola básica de Sesimbra, realizamos um treino urbano, na vila. Neste ocorreram inúmeras peripécias como a fuga a diversos cães que nos perseguiam, o encontro com "pessoas menos aconselháveis", o medo de enfrentar a parte de floresta...



Segunda, o 2º dia, foi o que mais gostei e aquele em que mais aprendi. Na parte da manhã existiu um treino na Lagoa de Albufeira. Neste realizámos 3 percursos, um para aplicarmos a técnica de azimute e de relocalização (treino de azimutes e janelas), outro em que nos tínhamos que guiar apenas pelas cores do mapa (no meu caso só apareciam os verdes e os brancos) e pelo seu relevo (treino de curvas de nível) e no final aquele em que nos era vantajoso fazer um desvio propositado para chegarmos com maior facilidade ao ponto (treino de aiming of). De tarde, esperava-nos o percurso mais radical do estágio, na Cotovia. Aí, sobe chuva intensa, corremos, desfizemos os mapas e perdi-me com mais outros 4 colegas andando depois, mais de uma hora, até voltarmos para a carrinha.



Terça-feira foi o dia mais cansativo e desgastante do estágio. Executámos um treino de fartleck orientado, que era composto por um percurso de 600m sem mapa, em que tinhamos que correr a fundo, e de seguida por um percurso formal de 2000m. Fizemos esta sequência 3 vezes o que dá no mínimo uns bons 8km. Depois do almoço, tinhamos à partida a tarde para descansar mas acabamos por ir passear até ao castelo, passando por uma praia privada.





No último, como é habitual, houve uma corrida de estafetas, em que as equipas eram compostas por 3 elementos de grupos diferentes. Existiu tanta "cola", muita gente a seguir o que estava à frente, debaixo de uma chuvada e ventania forte. Mas foi divertido...


Assim se passaram 4 dias de estágio, que venha o próximo!