segunda-feira, 31 de março de 2008

III Troféu do CPA - cansaço, areia, grandes pernadas e abate de pinheiros


A Mata Nacional de Valverde, situada nos arredores da vila de Alcácer do Sal, acolheu o III Troféu do CPA. Não chegaram a 200, os participantes nesta prova do regional Sul, disputada, em ambos dias, num terreno de floresta mas com diferentes tipos de vegetação, bastante arenoso (o que dificultava a corrida e desgastava bastante as pernas, se desgastava...) com relevo largo, alguns caminhos e aceiros (corta-fogos).





No 1º dia, uma distância longa, disputada debaixo de um Sol escaldante, com percursos (exibidos em enormes lençóis, tanto que não consegui digitalizar nem metade do mapa para vos mostrar) que exigiam bastante fisicamente de nós, atletas. No fim, na maioria, o cansaço notava-se no rosto de cada um. Não fiquei nada satisfeito com o meu nível, neste dia, visto que o percurso, depois de visto e revisto, não oferecia nenhuma dificuldade de maior. Correu tudo bem até ao ponto 6 até que uma pernada gigante (quase 2 km,) me deixou baralhado, já que nunca tinha feito tal distância num só ponto. Tanto que, passado alguns minutos depois de ter saído do ponto 6, reparei que já estava a correr havia algum tempo. Parei e pensei que estava perdido (não avistava ninguém), algures num recanto do mapa, quando, afinal, estava na direcção certa. Depois, lá avistei uma estrada, relocalizei-me e encontrei o ponto, mais de 20 minutos depois. Continuei a prova, agora já a andar, cansado, pensando já no domingo.



No Domingo, na distância média, fiz uma boa prova (3ºlugar) sem grandes erros, sendo maiores nos pontos 9 e 11, já na parte final, fazendo até um bom parcial na "pernada do dia". No princípio vinha avisado de um factor que tinha prejudicado alguns orientistas no sábado - o abate de pinheiros na Mata de Valverde. Nesse dia não tinha dado conta de tal, mas no domingo deparei-me com ele e de que maneira. Atrapalhou na corrida, visto que os ramos se encontravam espalhados pelo solo e na leitura e análise do mapa em certas zonas, onde o mapa descrevia uma coisa, mas deparavamo-nos com outra. Enfim...



No geral, em minha opinião, um terreno não muito interessante, numa prova em que a organização se esforçou por organizar um bom evento, mais que serviu perfeitamente de treino e de preparação para as próximas provas se adivinham.



Até lá!


(Resultados)