segunda-feira, 25 de agosto de 2008

3 Jours d'Auvergne


A primeira fase deste "tour" por terras francesas teve como ponto central a bonita vila de Aydat, que ao se aconchegar tanto ao seu extenso lago, como às verdejantes e lendárias florestas que cobrem a região, tornava-se num local quase paradisiaco... Esta pequena vila do interior de França, foi também sede dos 3 Jours d'Auvergne.

A competição englobava 3 etapas distintas, entre 30 de Julho e 1 de Agosto. Um sprint, no histórico planalto da Gergovie, marcado por um labirinto de muros, verdes e topos rochosos. Uma distância longa (bem longa mesmo, tendo havido diversos orientistas a não completarem os seus percursos, principalmente nos que tinham maior quilometragem, chegando até aos 14 km!), perto de Cessat, junto à encosta de um dos muitos vulcões que predominam naquela área, onde a fantástica floresta era algo variado: sempre com alguma vegetãção que dificultava (e muito!) a visibilidade e depois com zonas distintas, umas com pouco detalhe e outras que, pelo contrário, possuiam uma quantidade de pormenores impressionante! Para finalizar uma distância média, que para mim (e certamente para muitos outros) foi a mais complicada que já fiz e farei (provavelmente...) nos próximos tempos! A etapa era designada de corrida lendária, visto a área da prova ser mítica, uma das mais difíceis no mundo! As florestas (que já foram anteriormente descritas em As Florestas de Clermont-Ferrand) são espantosas mas de uma dificuldade díficil de imaginar. Com tanto pormenor tão difícil de identificar, com uma visibilidade tão reduzida (devido aos tronco caídos, à proximidade das árvores, ...), onde tudo parece igual, mas tudo parece diferente, digam-me, quem é que alí não se perde?

As minhas prestações foram razoáveis (com alguns erros ainda grandes, como por exemplo nos pontos 1 e 7 do sprint, mas também na parte final da distância longa), tendo eu competido em H16, com o intuito de aprender algo mais. E foi sem dúvida o que aconteceu, com muitas lições a tirar, principalmente da inesquecível corrida lendária, onde me perguntei mesmo muitas vezes "Onde estou?", "O que é isto?", "É por aqui?", ... (Para consultarem os resultados cliquem aqui...)