sábado, 5 de julho de 2008

6 Dias de França


Ainda estamos um pouco longe deste grande evento, que já tenho vindo a anunciar, mas tanto é o entusiasmo que decido dar-vos já alguns dos pormenores e curiosidades desta que é a maior festa da orientação francesa.


A competição tem a duração de uma semana, no princípio de Agosto, com início no 2º dia do mês. Ai começa a sério! Pelos já descritos rochosos, abertos mas verdejantes terrenos de Millau (noutro texto anterior - "As falésias de Millau") decorrem 6 etapas em mapas à escala de 1:10 000 ou 1:7 500 ou ainda 1:5000, de acordo com o grau de detalhe do local (aplicando: para a escala mais ampliada de 1:5 000, o sitio deve ser de um pormenor...). Estas 6 etapas, distância média ou longa, sendo que a prova do 1º dia conta ainda para o WRE (World Ranking Event), apurarão os vencedores desta importante competição, em cada um dos diversos e variados escalões. Até agora encontram-se inscritos cerca de 3000 participantes, sendo que o escalão com mais orientistas é o do poderoso esquadrão H45, com 152 especialistas. Estes 6 Dias de França contam ainda com 2 Orieenting Shows e uma ou outra actividade nocturna. Quanto a prémios e recompensas todos receberam vários produtos regionais, além de equipamentos orientados e porta-chaves (!). O alojamento pode variar muito, desde o campismo (visto que em França não existe o nosso "solo duro") , até aos hotéis de 4 e 5 estrelas em Millau. A competição termina no dia 9 de Agosto.


Vai ser uma semana memorável, uma grande experiência, mas muito cansativa. Muitas vão ser as dificuldades e problemas a encontrar, desde o terrenos, de confusões e difícil navegação, até ao calor, que por alturas de Agosto é sempre abrasador.


Saudações, orientistas