quinta-feira, 24 de julho de 2008

4ª Prova de Orientação das Vindimas

Apresentação


A Escola Secundária de Palmela e Associação desportiva de Orientação do Concelho de Palmela, organizam com o apoio da Comissão de Festas das Vindimas a 4ª edição da Prova de Orientação das Vindimas.

Esta prova está integrada na 46ªedição da Festa das Vindimas e pretende levar a Orientação a um maior número de pessoas do Concelho e convidar os “orientistas” de fora do Concelho a nos visitarem numa altura em que Palmela está em festa.


Programa

6 de Setembro de 2008

17h30m
Abertura do Secretariado
18h30m – Partida em massa
19h30m – Entrega de Prémios

No dia da prova decorrem em Palmela durante a tarde diversos eventos desportivos e largada de touros e à noite concertos musicais, diversões, comes e bebes e feira.


Informações Gerais

Organização - Escola Secundária de Palmela, Associação Desportiva de Orientação do Concelho de Palmela e Comissão de Festas das Vindimas 2008.

Director da Prova - José Paulo Pinho
Traçador de Percursos - Miguel Ferreira

Escalões - Veteranos, Seniores, Juniores, Iniciados, OPT1, OPT2. Os pares ou grupos terão que se inscrever no escalão OPT (Orientação para todos), sendo o OPT1 um percurso de distância curta e o OPT2 de distância média.

Sistema de Controlo - Será utilizado o tradicional cartão de controle. Será distribuído um mapa por participante e um cartão por cada praticante individual ou por cada grupo. Cada cartão terá assinalado em cada quadrícula os códigos das balizas existentes no percurso.

Localização, Acessos e Banhos - O estacionamento deverá realizar-se junto às muralhas e entrada do Castelo de Palmela. O secretariado, partidas e chegadas realizam-se no Castelo de Palmela. Os banhos realizam-se nos Bombeiros Voluntários de Palmela, a cerca de 500 metros do centro do evento (neste dia haverá dificuldades de estacionamento junto aos Bombeiros).

Prémios e Brindes - Serão atribuídas medalhas aos 3 primeiros classificados de cada escalão e ao primeiro classificado de cada OPT. Como já vem sendo hábito, será entregue a cada adulto participante uma garrafa de vinho da região.


Informações Técnicas

Mapa e Terreno - Mapa de Palmela, à escala de 1:2500 com equidistância de 5 metros. Terreno urbano com algum desnível, integrando o Castelo de Palmela, o Parque Venâncio Ribeiro da Costa e parte do Centro Histórico da vila.

Formato da Prova - A prova realiza-se no formato de partida em massa. Cada escalão terá um mapa com todos os pontos existentes no terreno e terá que cumprir o número de pontos estipulado. Os percursos de OPT realizam percurso formal, com os pontos colocados por uma ordem pré-definida.

Nº de Pontos de Controlo -

Seniores Masculinos -26
Seniores Femininos - 26
Veteranos Masculinos - 23
Veteranos Femininos - 20
Juniores Masculinos - 23
Juniores Famininos - 20
Iniciados Masculinos - 17
Iniciados Femininos - 17
OPT 1 - 13
OPT 2 - 21
Inscrições

As inscrições devem ser enviadas por e-mail para jpaulove@gmail.com.

Todas as inscrições recebidas receberão confirmação.

Deverão ser enviadas até ao dia 1 de Setembro (2ªfeira). Inscrições posteriores ficam dependentes da existência de mapas.

No acto de inscrição deverão fornecer os seguintes dados:

- Nome
- Data de nascimento
- Nº de BI ou Nº de licença FPO
- Clube
- Escalão em que se inscreve

Não existe qualquer taxa de inscrição


Resultados - (Disponíveis dia 7 de Setembro)
Venha orientar-se... Palmela
Saudações, orientistas
(Estando em periodo de férias, as "publicações" foram interrompidas, voltando depois, a 25 de Agosto, com os textos habituais e o relato dos 6 Dias de França.)

terça-feira, 8 de julho de 2008

Follow Me 1




Conheçam agora a saga dos "Follow Me", protagonizada por Thierry Gueorguoi. Nestes episódios, o orientista francês, navega por diferentes locais e terrenos, com características especiais, sempre acompanhado pelas câmaras. Fica um dos vídeos, este em França, no Col de la Republique, perto de St. Étiene.
Saudações, orientistas
(Na próxima semana vejam mais um Follow Me, desta feita na soberba vila italiana de Cervara)

sábado, 5 de julho de 2008

6 Dias de França


Ainda estamos um pouco longe deste grande evento, que já tenho vindo a anunciar, mas tanto é o entusiasmo que decido dar-vos já alguns dos pormenores e curiosidades desta que é a maior festa da orientação francesa.


A competição tem a duração de uma semana, no princípio de Agosto, com início no 2º dia do mês. Ai começa a sério! Pelos já descritos rochosos, abertos mas verdejantes terrenos de Millau (noutro texto anterior - "As falésias de Millau") decorrem 6 etapas em mapas à escala de 1:10 000 ou 1:7 500 ou ainda 1:5000, de acordo com o grau de detalhe do local (aplicando: para a escala mais ampliada de 1:5 000, o sitio deve ser de um pormenor...). Estas 6 etapas, distância média ou longa, sendo que a prova do 1º dia conta ainda para o WRE (World Ranking Event), apurarão os vencedores desta importante competição, em cada um dos diversos e variados escalões. Até agora encontram-se inscritos cerca de 3000 participantes, sendo que o escalão com mais orientistas é o do poderoso esquadrão H45, com 152 especialistas. Estes 6 Dias de França contam ainda com 2 Orieenting Shows e uma ou outra actividade nocturna. Quanto a prémios e recompensas todos receberam vários produtos regionais, além de equipamentos orientados e porta-chaves (!). O alojamento pode variar muito, desde o campismo (visto que em França não existe o nosso "solo duro") , até aos hotéis de 4 e 5 estrelas em Millau. A competição termina no dia 9 de Agosto.


Vai ser uma semana memorável, uma grande experiência, mas muito cansativa. Muitas vão ser as dificuldades e problemas a encontrar, desde o terrenos, de confusões e difícil navegação, até ao calor, que por alturas de Agosto é sempre abrasador.


Saudações, orientistas

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Florestas de Clermont-Ferrand



As verdes e irregulares florestas em redor da cidade francesa de Clermont-Ferrand, são, também, especiais. São local de grandes desafios e de difícil navegação (que tem de ser muito cuidadosa e simplificada), sendo que tudo parece igual..., mas tudo é diferente. O terreno tem características bastante peculiares, já que debaixo de pinheiros e carvalhos, existem muitas pequenas e irregulares pedras ou falésias, tal como alguma vegetação, mais ou menos densa, que além de arranhar as pernas, limita e bem a visibilidade (que aqui dava uma grande ajuda!). Há ainda a questão do relevo, que ao ser muitíssimo detalhado, constituí uma grande quebra-cabeças.



Em pleno Verão, por entre florestas de Clermont-Ferrand decorreram os 3 Jours d'Auverge (entre 29 e 31 de Julho), que será a prova antecedente ao maior espectáculo da orientação francesa - os 6 Dias de França. Terei o previlégio de poder participar em ambos os eventos...


Saudações, orientistas
(Para a semana conheçam a zona e os terrenos de Mora, em particular o Monte das Casas Velhas e do Remendo)