terça-feira, 27 de maio de 2008

Nacionais do DE, em Arraiolos

Apresento-vos em cima, algumas fotografias, das competições de orientação, nos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar, que decorreram entre 22 e 25 de Maio, na cidade de Évora

Saudações, orientistas

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A um mês do WMOC 08, em Portugal!



Daqui a 2 dias estaremos a precisamente um mês do maior evento orientado já alguma vez realizado em Portugal. Aproxima-se o WMOC'08, o Campeonato do Mundo de Veteranos, a decorrer entre 28 de Junho e 6 de Julho, nos terrenos de inegável qualidade de todo o Pinhal de Leiria, desde Pataias à Praia da Vieira, passando por Pedrogão. Esta edição terá uma novidade competitiva extra, mais um espectáculo, é que haverá provas de sprint nas localidades de Leiria e da Marinha, a juntar às outras duas disciplinas orientadas, que são distâncias médias e longa, às quais se colam as provas abertas, dirigidas orientistas que queiram fazer mais um percurso, já em final de época.




Em Portugal esperam-se mais de 4000 dos melhores orientados, já veteranos, desde os escalões ainda jovens como são o H/D 35 até aos muito experientes atletas do H/D 95, vindos de todos os cantos do mundo. A grande competição está a ser preparada desde à 2 anos, de intenso trabalho, pelos cerca de 200 elementos da organização, que se prevê brilhante.


Será sem dúvida um grande teste às capacidades nacionais, mas espera-se mais um passo gigante na orientação portuguesa.

Cumprimentos, orientistas

domingo, 25 de maio de 2008

Nacionais do DE, entre 22 e 25 de Maio, em Évora - Um grande festa...



Entre quinta-feira e domingo, 22 a 25 de Maio, decorreu, como sabem, o maior evento nacional do ano, relacionado com o Desporto Escolar. Nacionais do DE de 2008, que foram, sem dúvida, uma grande festa (é só ver o ambiente vivido nas ruas, escolas, pavilhões e... oratórios da capital alentejana), realizaram-se em Évora, tendo contado com mais 600 alunos de escolas do país, competindo nas mais diversas modalidades.





Como tal, a orientação marcou presença e as provas tomaram lugar nos pedregosos e desafiantes terrenos junto da Barragem da Estrelada, entre a já famosa Gafanhoeira e a típica Aldeia do Sabugueiro. Perto de 60 jovens orientistas enfrentaram por duas vezes (outros três, já que existiu um Model Event, para uma adaptação ao local), primeiro numa distância média e depois através de distância longa, os mapas de grande qualidade e que foram do agrado de todos: razoavelmente pedregosos, com algumas referências de relevo, um pouco de vegetação, mas diversos caminhos e vedações para simplificar. O tempo é que podia ter ajudado visto que a chuva e o frio brindaram várias vezes os já irregulares solos e locais do evento.





A minha prestação é ficou muito aquém das expectativas e tenho de dizer que estou bastante desapontado. Sexta-feira, debaixo da anteriormente referida chuva, cometi muitos erros, vários por algumas gigantes falhas de concentração (basta verem o ponto 4 ou o 13...) ou por uma grande ansiedade de crer fazer tudo bem. Outros por... não sei, ainda não descobri. No total uns brilhantes 36:27, comparados com 20:31 do vencedor.


Para Sábado resolvi pensar de uma maneira diferente, como talvez deveria fazer em todas as competições. Esquecer o resto e focar-me apenas no percurso. E resultou, tudo quase na perfeição até ao 8º controlo (pois perdi algum tempo no ponto 3). Mas não podia sair ileso de mais uma prova e à nona pernada, uma pequena estupidez, deitou 5 minutinhos aos ares do Alentejo. Depois foi praticamente certinho até ao final. É pena....

Tirando os resultados obtidos, foi um excelente fim-de-semana, uma grande festa do desporto para relembrar nos próximos tempos. E para o ano haverá mais!

Saudações, orientistas












segunda-feira, 19 de maio de 2008

4 Dias do Minho, em Terras de Bouro



Ao mesmo tempo que se desenrolam os Nacionais do DE, em Arraiolos, outra grande competição se orienta, do lado oposto do país. A vila de Terras de Bouro e a região do Minho, voltam a receber, 10 anos depois da primeira edição, os 4 Dias do Minho, que, este ano definem os campeões nacionais "absolutos". Durante, como percebem, 4 longos e competitivos dias, os organizadores do .COM, as fabulosas paisagens e mapas da Calcedónia e de Pedra Bela, em plena montanha do norte português acolhem as caravanas de orientados, desorientados e perdidos. Os terrenos de montanha, com pedras de todos os tamanhos e feitios, desde pedras, a pedrinhas, esbarrando nos pedregulhos e rochedos da região, com algumas "poucas ervas" no solo massajando as pernas já cansadas de uma dura temporada, com muito desnível, vertentes inclinadas e escorregadias, onde é preciso ter cuidado, constituem terrenos de qualidade e grandes, muito grandes desafios para todos aqueles que se aventurem. Tudo tem o seu começo no feriado, com uma distância média. Sexta uma prova surpresa... Sabádo e domingo é mais sério, com os apuramentos e respectivas finais.

Portanto, eis mais uma maneira de passar uns dias "prolongados" de uma excelente maneira, nos 4 Dias do Minho, respirando os ares do Norte de Portugal, mas sempre ligados ao mapa e à bússola.

Saudações, orientistas

Campeonato Nacional do DE 08, entre 22 e 25 de Maio, por ares de Arraiolos


Entre os dias 22 e 25 de Maio, em fim-de-semana prolongado, mais uma competição orientada. São os Nacionais do DE, do presente ano, que se desenrolam por ares, mais uma vez, alentejanos, de Arraiolos e de Évora. Um evento com que se espera com muitos participantes de escolas de todo o país. São muitas as modalidades que se irão disputar, desde o basquetebol ao futebol, mas, claro, com destaque para a nossa orientação.




Este grande encontro começa... num feriado religioso (curiosamente) , quinta-feira, com umas reuniões técnicas, entrega das listas de partidas, entre outras coisas. Já se sabe, nestas coisas é tudo sempre em cima da hora... . À noite realiza-se a Cerimónia de Abertura dos campeonatos, em plena arena de Évora.


Sexta-feira é, sem dúvida, o dia O. Logo de manhã, nos bons mapas da Aldeia do Sabugueiro, um Model Event. E de tarde, amizades à parte, é competição! Distância Media no dito mapa do Sabugueiro. Vai ser um dia em cheio, um dia cheio de O.

O dia de Sábado começa madrugador, com a prova de distância longa, por volta das 9:30, sempre no mapa da bonita Aldeia do Sabugueiro. Mais tarde, entrega de prémio e animação DJ, na sempre suberba Praça do Giraldo, em Évora. Termina assim um daqueles que se espera (pelo menos eu...)dos melhores fins-de-semana do ano...
Tenho que confessar que tenho boas expectativas para este evento, e já há alguns que ando a contar os dias que restam para esta competição. O terreno apenas com uma palavra se descreve. "Alentejo". Pedras, bastantes pedras, relevo, entre esporões, reentrâncias e topos, alguma vegetação, mas com vastas áreas abertas e de floresta. É técnico, difícil, mas desafiante, não vos parece?

Já sabem, espera-se uma grande competição, com muitos participantes, bons mapas e percursos e, principalmente uns excelentes dias de orientação. Lá estarei, esperando por vós.

Cumprimentos, orientistas
Miguel Ferreira

sábado, 17 de maio de 2008

Centro Histórico de Évora




O centro histórico da mítica cidade de Évora é um dos meus locais favoritos para um sprint urbano, apesar de nunca lá ter competido. A antiga cidade alentejano oferece grandes condições para a prática da modalidade! Esta tem aqui de tudo: jardins de todos tamanhos e feitios, áreas abertas, subidas inclinadas aliadas a descidas vertiginosas, passagens e túneis, calçada já desgastada pelos séculos utilização, muitas, mas mesmo muitas estradas, ruas e ruelas pequeninas e enganadoras, emblemáticos locais e monumentos, carregados de história como é o caso do Templo de Diana, da imponente Praça do Giraldo ou da Sé deste cidade alentejana.




Évora já foi palco de diversas e variadas competições, outras mais importantes outras nem por isso. Daí que mais um evento nesta agradável capital de distrito será sempre bem vindo e certamente bastante interessante como tentador.

Saudações orientadas

Orientação no Jornal de Notícias

Num destes fim-de-semanas, o de 10 e 11 de Maio, parecer mais preciso, ao folhear um dos suplementos do Jornal de Notícias, o Notícias Magazine, descobri um artigo de quatro páginas sobre orientação. Referia-se ao bom evento que foi o O'Porto Park Race, que decorreu a 20 de Abril, no fabuloso parque da Fundação Seralves. Leiam e vejam como continua activa a divulgação da modalidade.

Cumprimentos, orientistas






quinta-feira, 15 de maio de 2008

O-Ringen ou 5 Dias da Suécia



O-Ringen, também conhecido por 5 Dias da Suécia, é o maior evento desportivo que se realiza naquele país, mas também o maior festival de orientação no mundo. A competição, que teve inicio à pouco mais de 40 anos, em 1965, decorre anualmente, sempre em locais e terrenos diferentes, durante o mês de Junho. O O-Ringen é ponto de encontro de cerca de 15 000 orientistas todos os anos, oriundos de mais de 40 nações, espalhadas um pouco por todo mundo. Neste grande acontecimento existem participantes de todas as idades, desde os escalões H/D 10 até aos incríveis H/D 90! Mas também com diferentes objectivos e motivações, diferindo entre os melhores atletas da elite, os grandes campeões da modalidade que contrastam com aqueles que dão os seus primeiros passos pelos pântanos escaninávos.




Os terrenos tipicamente do Norte da Europa, dos mais difíceis e míticos, muito técnicos, com pedras, pequenas, discretas e iguais, muito iguais; relevo pequeno e detalhadíssimo, com cotas, pequenos cumes, reentrâncias e esporões; lagos, pântanos, muitos pântanos, autênticos charcos, profundos e muito alagadiços; para melhorar ainda mais a ausência de caminhos é permanente. Têm um aspecto desafiante, não?
Os 5 Dias da Suécia são compostos, como facilmente se percebe, por cinco competições individuais, sendo que as partidas do último dia são de chaising start, de perseguição. Estas, as partidas, chegam muitas vezes a ultrapassar as sete, oito horas de duração; os primeiros partem por volta das 9 da manhã e os últimos muito mais tarde, já bem depois da hora de almoço.



Apresento-vos agora algumas curiosidades e marcas do O-Ringen. Este evento tem como recorde de participações o ano de 1985, na vila sueca de Falun, com 24 602 orientados e desorientados. O atleta de mais vezes ganhou esta competição foi a sueca Ulla Lindkvist, que conquistou troféu durante oito anos consecutivos, entre 1967 e 1974. A maior vantagem alcançada pelo vencedor, no fim das cincos jornadas de orientação, perante o segundo classificado, foi, também da sueca Ulla Lindkvist, com 27 minutos exactos, sendo que a mais pequena e apertada vitória foi a de Mats Haldin, em 2003, com apenas... 1 segundo. Para finalizar deixem dizer-vos que o mais velho participante é Erkki Luntam, finlandês, que com uns módicos 93 anos, corre regularmente o grande evento sueco. É igualmente o mais velho orientista do mundo!



Saudações, orientistas







terça-feira, 13 de maio de 2008

Park Matosinhos Tour 08


No próximo sábado, dia 17 de Maio, decorre, por entre os parques, as quintas e... as praias de Matosinhos, a 2ª edição do Park Matosinhos Tour. É mais um passeio pelos parques (e praias...) da região do grande Porto, depois do Troféu de Orientação do Porto e do O'Porto Race, ambos à cerca um mês, mais dia, menos dia. O "tour" tem inicio pela manhã, cerca das 10 horas, na Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira e contará ainda com mais duas etapas, na Praia de Leça da Palmeira, que se antevê espectacular, e no Parque do Carriçal, onde termina, por volta das 16:00 horas. Um dia, quase inteiro, dedicado à orientação, em sítios simples, como são os parques, mas que sempre pregam algumas surpresas e partidas. (Página_da_prova)




Fica o convite para este evento para se orientarem, apesar da distância a que alguns se encontram do local.

Saudações orientadas

segunda-feira, 12 de maio de 2008

1º Troféu do Sabugueiro, entre 17 e 18 de Maio



No próximo fim-de-semana, a 17 e 18 do presente mês de Maio, o SRGafanhoeira, realiza mais um dos seus evento "caseiros" que se apresenta de grande qualidade. O 1º Troféu do Sabugueiro, a 10ª e 11ª etapas do Troféu OriÉvora dá a impressão de vir a ser mais um sucesso, depois da última organização do clube de Arraiolos. 3 mapas novos a aguardando pelos participantes, todos de excelente qualidade, difíceis e técnicos, onde, segundo a organização será quase impossível executar provas perfeitos, constituíem apenas um dos muitos "aperitivos" (onde constam a existência dum "speaker", que dá sempre mais emoção à prova, mas também o almoço oferecido pela Câmara de Arraiolos) desta prova local que, pelos menos a mim, me deixa "água no bico"! (Mais_informações))




Com todas estas magnificas condições, espero que não percam a oportunidade de participar neste evento.

Saudações, orientistas

sábado, 10 de maio de 2008

Algumas fotografias de eventos desta temporada

Apresento-vos de seguida, caros orientistas, diversas imagens recolhidas em eventos de maior dimensão (em que talvez possam ter comparecido), em participei nesta presente temporada, como o NAOM 08, em Castelo de Vide ou VII Open do CAOS, realizado no Montijo. Espero e desejo que apreciem.

Saudações, orientistas

Norte Alentejano "O" Meeting 08, em Castelo de Vide, a 8 e 9 de Março

III Troféu do CPA, em Alcacér do Sal, entre 29 e 30 de Abril

VII Open do CAOS, no Montijo, a 20 de Abril

CNDistância Longa, disputado em Evoramonte, a 4 de Maio

quinta-feira, 8 de maio de 2008

E a estreia foi...


A minha estreia (oficial) foi... na Azarujinha, na segunda etapa do XI Meeting Évora Patrimonio Mundial! Deu-se à cerca de um ano e meio, dia 7 de Janeiro de 2007, para ser mais preciso. Tinha começado a orientar-me, como muitos e muitos da minha zona, na escola ou na vila de Palmela. Então só competira no Parque do Bonfim, em Setúbal, na primeira etapa do Desporto Escolar desse mesmo ano, além de algumas actividades orientadas relacionadas com a escola.



E nessa manhã de domingo, juntamente com muitas das Lebres do Sado (o que se viria a repetir algumas vezes durante o resto do ano), lá me ia aventurar por entre os montes do Alentejo. A prova, junto da vila típica da Azaruja, adivinhava-se desafiante. Eu, ainda muito inexperiente, tive algumas dificuldades de adaptação (umas um pouco parvas, mas próprias de quem se iniciava nestas andanças). Na partida, quando recebi o mapa observei o triângulo e, confuso, perguntei "Mas o que é isto, onde estou?". Obtive como resposta um simples "segue em frente...". Assim o fiz e então um pouco mais à frente descobri uma baliza sem código e deduzi que fosse o dito triângulo. Depois alguma sorte de principiante para os primeiros pontos e para 0 4º, a estreia, mas desta vez em grandes erros. Já se sabe, mapa mal orientado dá em asneirada e assim foram 5 minutinhos (até nem foi muito). Agora á que aplicar a melhor a técnica que um novato pode executar: a "cola". Mas foi uma "cola" controlada, também ia lendo o mapa e percebendo por onde ia e o que fazendo. Até ao fim tudo correu bem, sempre a andar! E para acabar um 3º lugar, nada mau para um aprendiz... A partir de então fiquei completamente agarrado à Orientação!


Saudações, orientistas

segunda-feira, 5 de maio de 2008

XII Meeting Évora Património Mundial, em Valverde e no Esbarrondadouro





No próximo fim-de-semana, nos dias 10 e 11 de Maio, vai realizar-se mais uma edição do já habitual Meeting Évora Património Mundial, que vai agora na sua 12ª edição. Com a organização a cabo do abrangente clube da zona, o ADFA, o evento decorrerá em locais, terrenos, perto da cidade de Évora. Neste ano, a prova, será composta por duas etapas de distância média. Uma, na manhã de sábado, num mapa novo junto a Valverde e outra, no domingo, igualmente de manhã, no técnico e complicado mapa do Esbarrodadouro, de montado alentejano, onde reinam as pedras, algum desnível talvez fácil de identificar e a vegetação. Será mais uma prova a contar o Regional Sul, depois do VII Open do CAOS, no Montijo, no passado Abril.
Infelizmente não poderei irei àquele que seria um excelente evento para moralizar e ganhar confiança depois do desastre de Estremoz.

Saudações, orientistas


CNDistância Longa, em Evoramonte - Há dias assim...

Neste passado domingo, dia 4 de Maio e dia da Mãe, ocorreu o Campeonato Nacional de Distância Longa, nos terreno perto da histórica e simbólica vila de Évoramonte. A competição, última de 4 dias de plena orientação na região de Estremoz, foi disputada num mapa de montado alentejano, com bastante desnível, que se notava pelas muitas e apertadas curvas de nível na parte superior do mapa, floresta, algumas áreas abertas, algumas pedras e caminhos mas , no geral, um pouco desactualizado.



O evento reuniu perto de 500 participantes, oriundos de todas as partes do país, naquela que, infelizmente, foi a pior prova da Taça de Portugal em que participei este ano. A organização, penso que não se empenhou ao máximo (como tem acontecido em muitos dos eventos desta natureza) e existiram inúmeras falhas, tanto que, como foi dos primeiros a entrar em acção, quando passei por um dos postos de abastecimento não estava ninguém, nem sequer o suposto reabastecimento. Ah, e para que saibam ainda não existem resultados (disponíveis na Internet) de nenhuma das 4 jornadas orientadas.




A minha prestação foi quase tão desastrosa como a organização do COA. Logo desde o princípio que comecei a falhar; foi no primeiro, no segundo, no terceiro, no quarto (aqui já rubricava uns esplêndidos 41.17 minutos!!)... Para melhor ligeiramente a situação lá consegui controlar com sucesso (e com mais rapidez...) os pontos seguintes. Mas desespero era tal que quando "piquei" oitavo controlo pensei que estava no seguinte e assim acabei por ir passear sabe-se lá por que lados. Assim, depois de me reencontrar, segui o percurso até fim, mas andando. Claro que do último ponto para meta à que correr um pouco, para dar com aspecto.





No fim estava muito desmotivado e infeliz, vinha com grandes expectativas para a prova, mas há dias assim (espero que sejam poucos!) e as muitas falhas de concentração não perdoam....



Cumprimentos, orientistas

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Herdade da Gâmbia



A Herdade da Gâmbia, um bonito e agradável local, nas margens do Rio Sado, por entre as salinas e os parques de campismo, é, sem dúvida o melhor terreno para me orientar, perto de casa. Com muitos caminhos, floresta, diferentes tipos de vegetação e baixo relevo, por vezes imperceptível, a Gâmbia é um excelente sítio para treinar (principalmente o uso da bússola, já que não grandes referências e local torna-se todo muito igual) , mas também para outros motivos de lazer como o visitar as salinas, os piqueniques, os acampamentos. Mas, como todos os locais à beira rio, encontramos um enorme quantidade de mosquitos. Ainda ontem, no feriado, a quando da preparação do VI ORIFAMÍLIAS, que ali decorrerá no próximo sábado, mal parava, toda a mosquitada me rodeava, tentando aproveitar-se da situação.


A Herdade da Gâmbia já foi palco de vários eventos de orientação, ainda no passado ano de 2007, uma das etapas do DE teve aqui lugar, na qual participei com o braço ao peito, depois de uma queda de bicicleta. Acontece... Confesso que aqui nunca me perdi, nem cometi grandes falhas, mas já apanhei alguns sustos...



Este ano, em meados de Janeiro, iria decorrer, ali muito perto (em Águas de Moura), em terreno muito semelhante, um evento de grande dimensão, por parte das Lebres do Sado, mas este acabou por não se realizar.

Cumprimentos, orientistas