segunda-feira, 28 de abril de 2008

Complexo Desportivo do Jamor



O Complexo Desportivo do Jamor, em Linda-a-Velha, é dos sítios em que mais vezes me orientei. Esta zona é um palácio desportivo, muitas modalidades são aqui praticadas, algumas mais radicais outras menos, sendo que, inevitavelmente, o futebol reina. Mas atenção, a Orientação não foge à regra e tem aqui um interessante sítio para orientar e desorientar qualquer um. Claro que exagero, é um local muito fácil, muitos e muitos caminhos, floresta, mas algumas subidas mais puxadas. Porém tem sempre a sua piada navegar entre os muitos espaços relvados, os conhecidos courts de ténis do Jamor, a imponente piscina olímpica e, mais ainda, por entre o grande Estádio Nacional. Durante as manhãs vêem sempre ciclistas e corredores, aos magotes, prontos para penetrarem nos trilhos do complexo, mas também nadadores, empenhados no seu treino matinal.










Numa dessas manhãs fiz a minha estreia neste bonito espaço verde, em todos os sentidos. Foi em mais um treino organizado pelo CPOC, denominado de "Mexa-se Mais". Estes treinos ocorrem todos os anos, nos mesmos sítios, entre os quais o Jamor, Miraflores, o centro histórico de Oeiras...


Daí que para o ano vejam se experimentam um percurso neste espaço, que verão que não vão arrepender.

Cumprimentos, orientistas

VI ORIFAMÍLIAS, na Gâmbia (Setúbal)



Como em todos os últimos anos, aqui na região de Palmela, vai realizar-se o ORIFAMÍLIAS. Um misto de passeio e orientação, em que se juntam os elementos da família (mesmo aqueles sem conhecimento da modalidade) e parte-se à aventura por entre terras e destinos da zona. Esta iniciativa já vai a 6ª edição e este ano, para contrariar o que tem vindo a ser habito (uma vez em Palmela e por 4 ocasiões na Quinta do Anjo), decorrerá um pouco mais longe, na bonita e interessante Herdade da Gâmbia, local de pinheiros e sobreiros, junto ao Estuário do Sado. A actividade terá lugar neste sábado, dia 3 de Maio, entre as 10 e 13 horas da manhã, sendo a organização por parte da minha escola, ESPalmela e fará parte do programa "Mexa-se Mais", da CM de Palmela. É apenas obrigatória a inscrição (para o mail jpaulove@gmail.com ou para o telemóvel 963905593, tal como para mais informações), convêm levar equipamento desportivo, água e um pequeno lanche.


Saudações, orientistas

sábado, 26 de abril de 2008

I Troféu de Orientação de Estremoz, CNEstafetas e CNDLonga





Vão ser 4 dias completamente dedicados à orientação. 4 dias de emoção, belas paisagens, mas bastante, talvez muito, cansativo, depois de muito navegar por ares do Alentejo. Em Estremoz vão se definir as equipas campeãs de estafetas, corridas sempre rápidas e emotivas, mas também os campeões de distância longa, estas duras, longas e cansativas, mas de que gosto especialmente.


Tudo começa num feriado, quinta-feira, 1 de Maio, em Veiros, com as ditas estafetas. Depois, sexta, para aqueles que fizerem "ponte", terão a oportunidade de correr pelas estreitas e diversas ruas do centro histórico de Estremoz, por entre o mercado ou o interessante castelo da vila alentejana. Já no fim-de-semana: sábado uma distância Média igualmente pelos terrenos de Veiros, esta a contar para a mais importante competição nacional, a Taça de Portugal, e para acabar em grande, a 4 de Maio, domingo, o campeonato nacional de distância longa, este nos arredores da histórica vila de Évoramonte.


Devido a motivos "escolares" só conseguirei ir no fim-de-semana e também ainda não é desta que me estreio numa estafetas. Mas um dia há-de acontecer.





Já sabem, apareção em Estremoz para estes 4 dias de pura orientação e divertimento.



Cumprimentos, orientistas

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Bom Sucesso - Sítio fantástico, mas agora "devorado pelas máquinas"





A zona de Bom Sucesso, junto à Lagoa de Óbidos foi dos melhores terrenos, senão o melhor, em que já competi. Pinhal de dunas, alguns caminhos, muitos galhos dos imensos pinheiros que coloriam a zona, relevo muito detalhado, mas mesmo muito, áreas com pouca visibilidade e algum desnível. Fantástico! Quem foi ao III Open do ATV, em Dezembro, sabe do que falo. Para não falar da organização, perfeita, sem falhas. Os percursos eram desafiantes, arena com um grande ambiente, paredes de escalada, solo duro impecável... E ainda a espantosa Lagoa de Óbidos, tal como as extensas praias da zona, banhadas pelas agitadas ondas daquele memorável fim-de-semana, a abrilhantar a paisagem, já de sí agradável. Este evento correu-me particularmente bem, mas o percurso não fácil. Aprendi bastante, principalmente ao nível da leitura do relevo.


Infelizmente foi a última vez que existiu alguma competição nesta espectacular zona. Um empreendimento turístico, mais um que vai estragar a vegetação e a bonita paisagem, será construído naquele terreno. É pena! Perdesse um grande, realmente grande terreno.



Saudações, orientistas

terça-feira, 22 de abril de 2008

VII Open do CAOS - Algumas falhas, muita chuva, mas evento de qualidade



E decorreu o VII Open do CAOS e II Troféu Cidade do Montijo, dividido entre esta cidade e Canha, dois interessantes sítios para a prática da modalidade, aprovados pelos cerca de 450 participantes. Muitas coisas decorreram neste fim-de-semana passado ao pé de casa, desde as intensas e intervaladas chuvas de domingo, até ao radioso mas ventoso dia de sábado. Neste primeiro dia existiu uma distância média, como já disse, em Canha. Antes da prova, Campeonato Regional do DE, ofereceram-nos almoço, numa moderna escola de Pegões. O terreno, de montado, com alguns verdes e longas e duras subidas, entre sobreiros e azinheiras, não oferecia grande dificuldade mas, lá está, alguns erros e distracções, não ajudam; falhei um bocado, principalmente no ponto 6, um erro termendo! Mesmo assim, para minha surpresa, a concorrência também falhou nos 4600 metros da etapa com quase 300 metros de desnível e ganhei com alguma vantagem!





No domingo a história foi outra... No centro histórico do Montijo, entre os jardins, os portos, a marginal e o moinho, realizou-se, um sprint urbano. Sítio fácil, mas agradou a todos os participantes. Mas apareceu uma dificuldade, mas que, não sei porquê gosto, e me dá mais motivação para fazer o percurso. Falo da intensa chuva que caíu sem piedade na manhã de domingo. Como exemplo, lembro-me de perto do final, escutar os meus pés a "chapinhar" nas poças de água. Mas todo correu bem, sem um único erro e venci novamente. Porreiro!



No geral um fim-de-semana muito positivo, uma organização impecável do CAOS, tudo correu na perfeição. Ah, e estou apurado para o Campeonato Nacional do DE, em Arraiolos, de 23 a 25 de Maio.

(Resultados_finais)

Cumprimentos, orientistas.





domingo, 20 de abril de 2008

Palmela - muitas ruelas, um brilhante castelo e excelentes condições para a Orientação



Palmela, local onde tenho o privilégio de viver, é uma vila, junto a Setúbal, situada no topo mais alto das redondezas, donde se consegue observar tanto a península de Tróia, como a cidade de Lisboa. Este local possuí excelentes condições para a prática da Orientação, como muitas e muitas pequenas e estreitas ruelas, becos, inúmeras passagens, íngremes subidas, piso de calçada, por vezes com armadilhas no chão, zonas não urbanas, que dificultam os percursos, e claro, o imponente castelo com o seu sempre complicado jardim.




Já fiz imensos treinos e algumas provas em Palmela, tanto na vila ou como nos terrenos nos arredores, para onde sempre vou pelo menos uma vez por semana. Ás vezes quase nem olho para o mapa, já que já conheço como grande facilidade. Mas há sempre um sítio onde me engano ou perco na maioria das vezes, é no jardim do castelo. Como muitos caminhos e sedes e bancos, acabo por me desconcentrar e perder-lhes a conta. É complicado...

Daí que sempre que souberem da realização de uma prova na vila, não desperdicem a oportunidade e não se vão desiludir.


Saudações, orientistas

sexta-feira, 18 de abril de 2008

S. Bartolomeu IV - Fantástico, mas díficil, muito díficil

Todas as zonas em redor S. Bartolomeu e da Torre dos Coelheiros são excelentes para a prática da orietação, tal como todos os terrenos do alentejo. Mas existe S. Bartolomeu IV. Relevo, muito relevo, vegetação, muita vegetação, pedras, muitas pedras, todas grandes e iguais. Com estes ingredientes, só pode resultar num dos mapas mais difíceis e espectaculares do país. É preciso, para competir aqui, uma grande capacidade, tanto técnica como física.



Estreei-me aqui numa das etapas do OriÉvora, que ali teve lugar. À partida avisaram que o percurso tinha uma dificuldade elevada. Simplesmente não liguei. Entrei no mapa rápido e, comecei a falhar logo no principio. Daí até ao fim foi sempre "a pastar". Procurava num ponto numa pedra, mas não estava. Dizia e repetia que seria aquela ,mas não, afinal era outra, escondida entre tantas. Passei por árvores, reentrâncias, pântanos, pensando que estava certo, mas quase sempre não, até aconteceu sair quase do mapa. Não fui o único, deparei-me com muita gente perdida, mas alguns que enfrentavam as colinas e os rochedos com uma facilidade impercionante. Claro que acertei alguns pontos, mas a maioria, longe disso... Porém o mapa, pela dificuldade que oferecia, dava prazer e vontade de continuar, mesmo que as coisas corressem mal. No fim foi uma das provas em que mais aprendi e, ainda hoje, anseio por lá voltar.

Saudações, orientistas

segunda-feira, 14 de abril de 2008

VII Open do CAOS - Canha e Montijo




Como já tenho vindo a anunciar, vai realizar-se o VII Open de Orientação do CAOS que é também o II Troféu de Orientação do Montijo, no próximo fim-de-semana, dias 19 e 20 de Abril. O Open será composto por uma distância média, sábado, em Canha. O mapa e terreno desta zona é dos que mais aprecio. Montado alentejano, algum desnível e relevo muito visível e fácil de identificar, com pouca dificuldade técnica, com um misto de floresta, áreas abertas, mas também alguma vegetação. Acho-o algo fácil, mas nunca se sabe... No domingo haverá um sprint urbano, no centro da vila do Montijo, um mapa que se prevê interessante, como o qual podem visitar os locais mais recônditos da localidade, tal como o moinho de maré. A prova, outra a contar para o Regional Sul, servirá também de Campeonato Regional do Desporto Escolar, para as todos os alunos apurados de escolas de Sines a Leiria.


Eu lá estarei durante o todo fim-de-semana e com estas condições espero que façam o mesmo. O contive está feito...



Saudações, orientistas

(Mais_informações)

domingo, 13 de abril de 2008

Circuito ADEO - Começou na Barreiro, passeou por Almada, deu um mergulho na Aldeia do Meco e picou-se em Monsanto

Mais um ano que passa, mais um circuito de Desporto Escolar passa, mais quatro 4 provas passam, mais 4 excelentes treinos são ultrapassados. Este ano o ranking distrital de Setúbal teve como nome Circuito ADEO "O", organizado pela minha escola, a ESPalmela. Foi composta por 4 etapas, em locais do distrito, com um grau dificuldade que ia aumentado de prova para prova.

Começou com uma etapa no sempre interessante Parque Cidade do Barreiro, nos finais de Novembro. Um espaço sempre movimentado, com gente, muitos espaços relvados, campos de ténis e de futebol, um lago e uma pequena ribeira que divide o parque em duas metades. Sítio muito simples para a Orientação, ideal para quem se introduz nestas andanças. Em termos de resultados os atletas do SRGafanhoeira não deram hipóteses e ganharam em quase todos os escalões. Quanto mim fiz uma "borrada" das grandes, esqueci-me do ponto 6 e só reparei quando, a caminho do controlo 10, olhei para o cartão e observei que só tinha marcado 8 pontos. Depois voltei a trás e fiz tudo de novo desde o dito sexto ponto. Fui 6º.



Na 2ª etapa passeou-se no agradável Parque da Paz, um bonito espaço verde, junto ao Forúm Almada. Outra prova de parque mas um pouco mais difícil, mas também ideal para a iniciação à orientação. Convenci a família a participar, para acabar bem ganhei esta etapa por... 6 segundos aos amigos do Pinhal Novo.

A 3ª etapa foi a melhor do circuito, aquela que tinha um maior grau de dificuldade, mas também a mais caricata. Esta prova deve ser conhecida por todo o país. Decorreu num pinhal junto da Aldeia do Meco, mapa de dunas, com detalhe de relevo, alguns caminhos e que englobava também a conhecida praia do Meco, diga-se, um mapa que não era fácil e que ainda por cima não estava actualizado. Para melhorar nesse dia choveu, e choveu bem. Os cartões desfizeram-se, o código de uma baliza saiu, já que estava escrito a caneta, num papel, que fora colocado por cima do anterior código da baliza. Esta situação atrapalhou-nos muito a nós orientistas . Eu, por exemplo ,perdi quase 20 minutos a tentar descobrir uma baliza que afinal não existia. Mas o melhor estava para chegar: os resultados. O normal é a organização anunciar o nome dos 3 primeiros classificados no final da etapa e depois divulgar os resultados completos durante a semana seguinte, no site da prova. Nem uma coisa nem outra foram feitas e até hoje ninguém sabe dos "misteriosos resultados do Meco". Esta prova fica ainda na minha memória pela recta da meta. Era simplesmente espectacular, 150 metros em descida de areia, "a pique", tendo depois os participantes de passar um lençol de água, onde me molhei até à cintura. Foi lindo, houve quem viesse a rebolar pela descida a baixo, houve quem caísse dentro de água, houve de tudo...





Quanto à última etapa já sabem tudo e para o ano há mais...

(Resultados_1ªetapa)

(Resultados_2ªetapa)

4ª etapa do Circuito ADE "O" - Vegetação, Pedras no chão e... fiz MP, dúvidoso



Na cinzenta manhã de Sábado, dia 12 de Abril, desenrolou-se a última etapa do ranking distrital de Setúbal, o Circuito ADE "O". A parte Sul do Parque Florestal de Monsanto acolheu os cerca de 100 participantes, entre os quais a maioria eram alunos das escolas do distrito. Uma zona bonita, verde, com bastante gente passeando e os habituais ciclistas prontos para o seu percurso matinal. Uma zona de floresta, com vegetação que limitava a progressão, mas com muitos caminhos e muita gente (fazendo com alguém dificilmente se perdesse), o que se reflectia num mapa quase de parque, sem dificuldade.

Como encarei esta prova como um treino mais a sério fiz dois percursos (mas só primeiro, em Iniciados, era contablizado). Comecei, como disse, pelo percurso de Iniciados, com 18 postos de controlos, divididos por 3,6km. Para o realizar com sucesso era apenas preciso estar concentrado, seguir os muito caminhos existentes, seguir a direcção correcta e, às vezes, quando era possível, controlar a vegetação porque o mapa estava algo desactualizado, as plantas crescem... Ah, e também dá jeito ter gente junto ao pontos. Tudo correu normalmente, com alguns erros, outros normais e outros, enfim, distracção... Caí muitas vezes, o que até nem costuma acontecer. Perto do ponto 10, quando já o avistava caí outra vez, mas agora bati com o joelho mesmo em cheio numa entre as muitas pedra existentes no chão. Fiquei um pouco magoado e achei melhor, por precaução continuar mais devagar. 35 minutos foram gastos na realização do percurso, o que resultava no 2º lugar, à partida. Mas afinal, a organização ditou-me um missing point, o meu primeiro mp!


O segundo percurso, não mais dificíl, mas maior, testando a resistência. Durante três quartos de hora, encontrei os 21 pontos. Aqui, como já conhecia o mapa e a localização de alguns pontos, não cometi erros.



Num balanço da prova, concluíu, em minha opinião que o terreno não era interessante para uma prova de floresta, parecendo-se mais com uma prova de parque. Um bom treino para o Campeonato Regional da próxima semana, no Montijo e uma manhã passada num dos sítios mais agradáveis da grande Lisboa.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

quinta-feira, 10 de abril de 2008

4ª Etapa do Circuito ADEO"O" - Monsanto


Monsanto, o maior espaço verde de Lisboa, a que muitas pessoas recorrem para passear ao fim-de-semana. Monsanto, vai acolher a última etapa no Circuito ADE"O", que é igualmente a última etapa do Desporto Escolar. Este grande e bonito espaço verde, receberá muitos orientistas, (espera-se) mas também alunos que se queiram aventurar, neste sábado, dia 12. Organização estará a cabo da minha escola, ESPalmela, com uma ajudinha do clube da zona, o CPOC. Será certamente um bom treino, visto que se aproximam duas provas importantes: Campeonato Regional do DE, o VII Open do CAOS, no Montijo, no próximo fim-de-semana (para o qual o Circuito dá apuramento) e, ainda um pouco longe, o Troféu OriEstremoz, o Campeonato Nacional de Distância Longa.


E pronto, Monsanto agrada-vos...